Irani Mariani – advogado, OAB/RS 5.715
Os dois governos de Lula foram abalados por escândalos de corrupção, tais como:
1 – “MENSALÃO”: pagamento de propinas a parlamentares em troca de apoio ao governo em votações no Congresso.
2 – Operação Sanguessuga da Polícia Federal (desvio de verbas públicas por políticos e que eram destinadas à compra de ambulâncias).
3 – O caso dos cartões corporativos (funcionários do Planalto faziam uso irregular de cartões de crédito oficiais).
4 – A operação LAVA-JATO onde foi identificado pelos Tribunais de Contas, Controladoria-Geral da União, Advocacia Geral da União, Polícia Federal e Ministério Público Federal, o desvio de bilhões reais e lavagem de dinheiro envolvendo diretores da Petrobrás, empreiteiras e políticos, entre eles o ex-presidente Lula. A PF e o MPF, na medida em que as investigações avançavam, descobriram novas organizações criminosas para desviar dinheiro público, tanto que foi necessário o desdobramento da Operação Lava-Jato em mais de 40 fases a partir da descoberta de cada novo fato criminoso. Diversos empresários e políticos, entre eles Lula, foram processados, condenados e recolhidos a presídios.
Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em processo onde lhe foi assegurada ampla defesa. A conclusão dos julgadores, com base na prova dos autos, foi de que Lula era o chefe da quadrilha que assaltou os cofres públicos e cofres de empresas estatais. Lula foi indiciado em mais cinco processos criminais, envolvendo corrupção.
Nunca o Brasil foi tão roubado como nos governos de Lula.
E aí eu me pergunto: o que está acontecendo com 37,3% da população brasileira que ainda prefere gente corrupta no Poder? Isso é o resultado da má fé de lideranças petistas ou estamos vivendo a síndrome da ignorância e da desinformação?