GREVE DOS PROFESSORES

 Irani Mariani – advogado, OAB/RS 5.715 

A educação é fundamental na vida das pessoas, mas a greve dos professores gera espaços em branco e lacunas, de difícil reparação, na formação dos alunos por atingir a parte mais fraca e vítima de má formação, desestímulo psicológico e perda de ideais. 

Hoje, a formação dos nossos filhos está basicamente na mão dos professores que, desmotivados, estão oportunizando uma sociedade dominada por gente despreparada, sem caráter e sem princípios éticos e morais. Crianças e jovens, por falta de formação, estão buscando a sobrevivência na criminalidade. É a lei do “salve-se quem puder” criada pelo sistema educacional irresponsável. 

Estamos andando na contramão, visto que buscamos a solução pelos efeitos e não pela causa, pois nossas autoridades, ao invés de investir na educação para estancar a sangria causada pela violência, estão mais preocupadas em construir presídios, colocar mais policiais nas ruas e nomear mais magistrados para julgar processos que não param de crescer devido a esse caos. 

Por isso, ao proclamarem a greve como solução dos seus problemas, os professores estão dando “um tiro no próprio pé”, pois estão colaborando decididamente para a construção de uma sociedade violenta, sem lei, em prejuízo próprio e também de seus filhos. 

O Governador assumiu o Estado falido e inclusive sem condições de pagar em dia o salário do funcionalismo público. E quem conhece a história política do RS sabe que o endividamento vem crescendo de forma irresponsável e sem contestação há mais de 50 anos. 

Então, quem são os culpados pelo atual descalabro nas contas públicas e também na educação? NÓS que elegemos políticos descompromissados com o bem comum e desigualdades sociais, ao arrepio dos arts. 3o, III, IV, 5o, 7o, IV, da CF, que eles, políticos, “juraram cumprir”. 

A solução, então, vem das urnas, pois é com governo e parlamento comprometidos com o bem comum, principalmente a educação, que iniciaremos a solução do mal pela origem. 

Rolar para cima